sexta-feira, agosto 05, 2005

Nunca é tarde

"AINDA NÃO DECIDI O QUE FAZER, TEM TANTAS COISAS!
EU QUERIA SER ATRIZ, MAS NÃO O TEMPO TODO.
QUANDO NÃO ESTIVESSE TRABALHANDO NO TEATRO,
EU PODERIA PINTAR. SÓ PRA MIM, ENTENDE? IMAGINE SÓ...
ME LAMBUZAR TODA COM AQUELES TUBOS DE TINTA
DE TODAS AS CORES: VERMELHÃO DA CHINA, AZUL REAL,
LACA DE CAMBOJA E BRANCO DE TITÂNIO. E FARIA AS ROUPAS
MAIS EXTRAVAGANTES PRA MIM: CAPAS VERMELHAS,
CAMISOLAS PRETAS DE SEDA OU DE CREPE-DA-CHINA
COM DRAGÕES COR DE LARANJA. E COZINHAR?
SALSICHAS, PÃO DE GENGIBRE, PANQUECAS...
E SENTAR NO TOPO DAS MONTANHAS
E DESCER OS RIOS DE CANOA.
E FAZER AMIZADE COM TODO MUNDO!
E PODERIA ALUGAR UM APARTAMENTO, OU UMA CASINHA..
E VIAJARIA PARA PAÍSES ESTRANGEIROS...
NÃO SEI. EU FARIA TUDO ISSO DE ALGUMA MANEIRA.
O IMPORTANTE É VIVER!
QUE SE DANEM DINHEIRO, POSIÇÃO, NAMORADOS,
TÍTULO E TODO ESSE LIXO: EU VOU VIVER!"
(CLARICE LISPECTOR)
Taí um dos poemas que poderiam ajudar a me definir...existem outros, mas esse acabei de encontrar. Desculpem-me a ignorância, mas sou uma eterna aprendiz...O que me impressiona é que existem pessoas que não são tão confusas, como disse Lispector. Tem gente que desde pequeno faz natação e se torna um profissional, tem gente que entra na aula de piano as 5 e nunca mais sai, tem gente que sempre quis ser médico e nunca muda de idéia. As vezes eu queria ser assim .... mas não dá. Concluo que sou confusa. Claro que no fundo eu sei o que que realmente quero fazer, o que mais amo e onde me sentiria mais feliz se o fizesse bem. No fundo, acho que todo mundo sabe. Mas se prender a uma só coisa e correr de verdade atrás disso porque é isso que faz a gente se arrepiar ... é muito arriscado e dá muito trabalho. Aí a gente vai pulando de galho em galho...o que também não é ruim, não foi isso que quis dizer. Até porque fazer pular de galho em galho é construtivo.Pelo menos eu acho bonito desejar muitas coisas, querer conhecer o mundo, querer ler, ver, ouvir, fazer ou sentir de tudo. Querer fazer triatlon e depois resolver aprender flamenco, enjoar e então fazer artes marciais. Gostar de direito mas também de nutrição, achar legal ser um alto executivo, uma vocalista de banda ou um cientista. A curiosidade é tanta que as vezes me cansa. Aí penso que nunca é tarde pra se começar alguma coisa. E isso me conforta um pouco.
No momento, estou me dedicando a conhecer as grandes escritoras....cada dia (semana) um pouco de uma: Clarice Lispector, Hilda Hilst, Isabel Allende, Cecília Meireles, Simone de Beauvoir, Sylvia Plath, Virginia Woolf, Rachel de Queiroz ........ e tantas outras. Os grandes escritores vêm depois. (Nada pessoal!)
ag.

Nenhum comentário: